Criação da Carteira de Ações

Um dos objetivos principais deste Blog é o acompanhamento de uma carteira de ações. Para isso precisamos realizar a criação da carteira. O método de escolha dos ativos será demonstrado em outra oportunidade.

Ressalto que esta é uma CARTEIRA SIMULADA. Não é uma carteira real. Por não ser analista não posso recomendar nenhuma compra ou venda de ativos. Esta carteira tem apenas fins didáticos de como se deve manter um portifólio de ações segundo o método que utilizo.

O meu método pode não ser o ideal para sua estratégia. Se no decorrer dos posts você se identificar com minha estratégia e estudar o método, você será capaz de escolher suas próprias ações. E, ao escolher suas ações, você provavelmente fará algumas escolhas diferentes das minhas.

Quantidade – Montante Inicial – Participação

Foram escolhidas 20 ações. O montante inicial distribuído foi de R$ 60.000 para ações. Assim, a proporção ideal inicial de cada ação é de 5% em na carteira.

 

Na planilha acima foram feitas as compras a preço do dia de hoje (16/01/2020) no momento em que eu montava a carteira. O preço médio considera os custos com os emolumentos da B3. Não há taxa de corretagem porque a corretora seria a Clear.

Com exceção de ITUB3 todas as demais ações seriam compradas no fracionário. Portanto, já aprendemos uma grande lição para o iniciante. Numa corretora com taxa zero na corretagem, podemos nos dar ao luxo de comprar no fracionário e de comprar vários ativos de uma vez.

Já percebemos que ao final do dia, quando escrevo este post, que os preços variaram e o preço de mercado já está diferente do preço de custo. Isto é indiferente para nós a partir do momento em que realizamos a compra. 

Veja! O número de ativos é o mesmo e é isso que devemos nos preocupar: adquirir o maior número possível de ações dessas empresas, pois é a quantidade que nos dará renda passiva um dia. É pela quantidade que os dividendos serão pagos a nós.

A variação e a participação constantes na planilha servirá apenas na hora dos aportes. São apenas ferramentas de manutenção de carteira.

De início gostaria que vocês percebessem que a coluna de Participação dos Ativos na carteira tem duas cores por enquanto: verde e laranja. A metade inferior da planilha são as ações com menor participação e a metade superior são as ações com maior participação. Para um primeiro dia não houve grande variação.

Creio que para o primeiro post é isso! Caso tenha ficado alguma dúvida fique à vontade para perguntar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *