Análise Fundamentalista – Planilha

Após um ano de estudo intensivo em análise fundamentalista quantitativa baseada na análise dos Demonstrativos Contábeis das empresas brasileiras de capital aberto negociadas em Bolsa de Valores, tenho o orgulho de poder disponibilizar à comunidade investidora e, principalmente aos leitores deste Blog, uma planilha elaborada em Excel para estudos e filtros que auxiliem na escolha de boas ações para investimento de longo prazo.

O objetivo da planilha é apenas de auxiliar na escolha destas ações. A recomendação é de NUNCA utilizar esta planilha isoladamente. Utilize-a para filtrar as ações com os critérios que se encaixam à sua forma de investir, aos parâmetros de cada critério que você aceite. Exemplo: Para alguns o indicador DB/PL tem como parâmetro ideal que seja menor que 1. Para aqueles mais conservadores e mais exigentes, o parâmetro ideal é que seja menor que 0,5. Você poderá fazer estes filtros pelo Excel.

A planilha contém vários indicadores. Alguns utilizo como definição de escolha de ações. Outros utilizo apenas como acessório. É o exemplo do indicador CAPEX/D&A. Este indicador para mim não é utilizado na escolha de uma ação, mas visualmente gosto de verificar se aquela empresa tem reposto seus ativos depreciados. Um indicador próximo de 1 me sinaliza que a empresa não terá que desembolsar valores altos de uma vez para comprar novos equipamentos.

Esta planilha está em constante desenvolvimento e aprimoramento. Com certeza não é a versão final e tem algumas coisa que quero ainda revisar. Entretanto, gostaria de deixar claro uma coisa de que tenho bastante orgulho nela: todos os dados dela foram retirados diretamente dos Demonstrativos de cada empresa de forma manual.

Isto significa que não foi um método automatizado de extração como a maioria dos sistemas WEB existentes hoje. A grande vantagem disto é que a existência de erro é bem menor. Não sou pretencioso de dizer que não haja erros, mas com certeza a planilha é bem mais confiável que QUALQUER UM dos sites atuais.

Mesmo assim, caso você identifique algum erro, por favor sinalize que irei corrigir imediatamente. A planilha é para o uso da comunidade e com a ajuda de todos desenvolveremos algo de grande utilidade para todos.

Alguns indicadores ainda não foram explicados neste Blog, mas a grande parte já é de uso comum dos buy and holders. Algum indicador que porventura ainda não esteja esclarecido, criarei posts futuros explicando-os.

Sobre as cores das células, deixei minhas configurações particulares. Caso você queira retirá-las basta ir na aba do Excel e retirar as formatações condicionais da planilha inteira. As cores verdes são parâmetros aceitos por mim, os amarelos são intermediários e os vermelhos são os além do que eu desejo.

A maioria das empresas já entregou os Demonstrativos do 4º Trimestre de 2019. Portanto, o trimestre a que os valores se referem estarão sinalizados como 4T19. Também coloquei a data de revisão ou inclusão dos dados. Assim, tenho um controle duplo para que os dados sejam os mais fiéis possíveis.

Muitas ações não aparecerão na planilha. Isto porque tiveram prejuízos nos dois últimos anos (2018 e 2019). Estas ações não me interessam, pois é o primeiro corte que faço. Se houve prejuízo nem me dou ao trabalho de continuar a análise.

Futuramente, no 1T20, farei como de costume e os indicadores sempre terão como base os dados anualizados. Para os indicadores baseados no Balanço Patrimonial nada muda. Mas para aqueles baseados em Demonstrativo do Resultado e para o Fluxo de Caixa, tomarei sempre os dados dos 4 últimos trimestres (anualizado ou TTM). Isto significa que o Lucro Líquido 20/19 TTM em 1T20 compreenderá os dados trimestrais de 1T20, 4T19, 3T19 e 2T19. Este método é o mais aceito porque, ao retirar o 1T19 e incluir o 1T20, e o indicador aumentar (LL 20/19 > 0) saberemos automaticamente que o 1T20 foi maior que o 1T19 e que a tendência e crescente para o Lucro Líquido.

Para os bancos a análise deve ser diferenciada, pois a maioria dos indicadores das empresas gerais não se aplica aos bancos. Como atualmente invisto nos maiores bancos, não me dediquei tanto ao estudo dos indicadores bancários. Portanto, ainda não vou incluir numa planilha separada o setor de Bancos.

Com o passar do tempo irei evoluindo a planilha. Estarei sempre fazendo revisões. A cada nova temporada de balanços irei divulgar a nova planilha nesta mesma página, como versões atualizadas.

Portanto, minha sugestão é salvar esta página nos seus favoritos do seu navegador e se inscrever no sininho vermelho no canto inferior direito da página para receber uma notificação de novos posts e novas atualizações da planilha. Assim, você ajuda o Blog e eu continuarei disponibilizando meus dados e meus estudos à comunidade investidora.

 Planilha Fundamentalista 4T19 – Versão 1.0 – 05/04/2020

 

 

VERSÕES DA PLANILHA E ALTERAÇÕES

Versão 1.0 – 05/04/2020: Planilha inicial

 

DISCLAIMER

Gosto sempre de relembrar, ao final de cada postagem, que as ações aqui divulgadas não são recomendações de compras. Elas fazem parte de um Método Didático de escolha de ações e Planejamento de Investimento visando a construção de uma Carteira Previdenciária.

Cada investidor deve se apropriar do conhecimento em si e aplicá-lo à sua própria estratégia que será definida e aperfeiçoada ao longo de sua caminhada financeira durante a vida inteira.

O uso da planilha é apenas para auxiliar o investidor na escolha de seus parâmetros de seleção das empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *