Ferramenta útil para atualização de Balanços

Este artigo traz aos colegas investidores uma ferramenta muito útil para atualização de Balanços. Isto para aqueles que gostam de pegar seus dados fundamentalistas diretamente da fonte primária.

O que acontece (e acontecia comigo) é que normalmente os investidores pegam os dados quando eles são divulgados na primeira vez. Assim, se a empresa divulga o Balanço referente ao ano de 2019, o investidor abre este Balanço, coleta os dados e monta seus indicadores. E volta a fazer isso no próximo trimestre.

Entretanto, as empresas podem errar em algum dado e retificar seus Balanços, apresentando novas versões destes dados. E às vezes, acredite, erram por milhões. Isto deixa os dados incorretos aos investidores que não atualizam estes dados. E às vezes, acredite novamente, onde havia um indicador alto de dívida, pode agora ter um indicador baixo!

Mesmo eu tendo cadastrado no mailing de todas as empresas que tenho ações, por algum motivo eu não recebia estas atualizações. Como estou montando um site com dados fundamentalistas provenientes de balanços sendo que a premissa básica é que estes dados sejam altamente confiáveis, eu tinha que procurar uma forma de mantê-los sempre atualizados, de preferência assim que saíssem.

Hoje encontrei a fonte direta da CVM que traz esses dados. Acabei encontrando, por exemplo, os dados abaixo:

Neste exemplo eu usei o filtro das atualizações de DFP (Demonstrações Financeiras Padronizadas) na última semana. Para minha surpresa a Arezzo e o Banco do Brasil  apresentaram a versão 2 desta DPF 2019. Com certeza essas eu não tinha atualizado ainda.

Não vou demonstrar aqui, mas se você pode filtrar as ITR (Informações Trimestrais) e verá todos estes documentos que saíram esta semana. Creio que esta forma é mais fácil que ficar procurando de empresa em empresa todos os dias ou semanalmente. Assim, sempre encontraremos as atualizações que não estávamos sabendo.

Criei uma rotina pessoal de ver as ITR diariamente enquanto for época de divulgação. Após as divulgações das empresas que acompanho irei verificar semanalmente tanto as ITR quanto as DFP.

Existem também outros documentos que podem ser filtrados e procurados. Podemos ainda procurar todos os documentos por empresa. Enfim, há uma série de filtros nesta página da CVM. E o melhor, sempre fonte primária de informação.

Outro filtro que achei interessante é o de dividendos divulgados na semana. Veja a imagem deste filtro. Infelizmente ao rodá-lo vieram 12 empresas, sendo 2 conhecidas (AES Tietê e Ouro Fino) e várias BDRs. Não consegui excluir as BDRs no filtro.

Segue então o link para os leitores “brincarem” com esta ferramenta.

https://www.rad.cvm.gov.br/ENET/frmConsultaExternaCVM.aspx

Meu objetivo é futuramente incluir em cada ação no site os documentos de suas atualizações. Mas os dados serão sempre atualizados (inclusive estou colocando as datas para o investidor verificar quando foi a última atualização naquela ação).

Espero que gostem e utilizem esta ferramenta. Aprendam a coletar os dados de forma primária, direto na fonte. Crie uma rotina de verificar pelo menos uma vez na semana ou a cada 15 dias. Cuide de seus investimentos em renda variável.

Até o próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.