Tudo tem um início!

Pois bem! Aqui estou, iniciando uma tarefa árdua, que é aprender a escrever um blog. Seria mais fácil falar sobre os assuntos que me proponho a tratar nesse blog.

Entretanto, vamos em frente.

O objetivo principal de ter saído da minha zona de conforto e abrir meus pensamentos sobre finanças e investimentos ao público em geral é a inconformidade com que vejo como muitos iniciantes, nesse maravilhoso e perigoso mundo, se aventuram sem conhecimento.

O propósito aqui é tentar, ao longo de vários artigos, demonstrar ao investidor iniciante que o investimento em renda variável pode ser simples e trazer bons retornos a longo prazo.

O método que utilizo é baseado no buy and hold / dollar cost averaging (DCA). Nos futuros artigos discorreremos sobre estes termos. Mas para aquele que está lendo este post e pretende acompanhar meu trabalho ao longo do tempo, o método consiste, simplificadamente, em comprar bons ativos (seja ação, seja fundo imobiliário), mantê-los por um longuíssimo prazo (20 anos no meu caso) e realizar aportes constantes de forma mensal e crescentes anualmente.

Divulgarei no próximo post uma carteira SIMULADA com algumas ações e alguns fundos imobiliários e farei o acompanhamento mensal desta carteira. No decorrer do mês serão feitos estudos, artigos, sobre os ativos que compõem a carteira e outros que podem vir a ser incorporados nela. Enfim, haverá sempre produção de conhecimento.

O método foi desenvolvido para se ter o menor risco e não o melhor retorno. Invisto para ter tranquilidade. Portanto, esqueçam ativos da moda ou ações que estão “bombando”. Meu objetivo é crescer o patrimônio e receber uma renda passiva daqui a 20 anos que complemente minha aposentadoria.

Depois que se entende o método, torna-se simples. A escolha de ações e fundos imobiliários é feita de forma objetiva, sem rodeios, sem achismos. A manutenção da carteira é feita apenas uma vez por mês no momento do aporte. Minha planilha é toda automatizada em Excel e futuramente conseguirei disponibilizar uma versão para os leitores. A venda de um ativo é raro, excepcional. Somente venderei se houver perda de fundamentos.

Outra informação importante a ser dada no início do Blog é que este espaço não terá conteúdo para traders. Não compramos e vendemos ativos loucamente, por vários motivos.

Enfim, sem mais delongas, seja bem vindo a esta aventura que é o conhecimento sobre finanças e investimentos para pessoas físicas! Acompanhe o Blog, questione, proponha debates. Estou aqui para ajudar o maior número de pessoas que puder.

2 comentários em “Tudo tem um início!”

  1. Parabéns pela iniciativa, me identifiquei com seu método. Estou fazendo análise e iniciando a minha carteira. Porém estou meio confuso para saber qual é o range dos parâmetros analisados para selecionar uma empresa para manter a longo prazo. Qual seria a possibilidade de disponibilizar suas tabelas pois através dos poucos conhecimentos e estudos que fiz, já tenho selecionado 12 empresas.

    1. Estou tentando ajudar, aos poucos, as pessoas que iniciam nesta maravilhosa caminhada de investimentos em renda variável. Veja que existe vários parâmetros no Método que utilizo. Isto, a princípio, pode parecer confuso, difícil, complicado, extenso. Entretanto, quanto mais “cercarmos” as empresas em que vamos investir, melhor e mais seguro pra nós. Os parâmetros de cada indicador foram pesquisados extensivamente e demorou um bom tempo para chegar ao range “ideal”. Lendo os posts que já fiz você terá uma noção de vários deles. Mas o principal talvez seja você chegar aos seus próprios parâmetros porque cada investidor tem seu próprio perfil e risco que gosta de correr. O meu é o mais conservador possível dentro da renda variável. Portanto, meus parâmetros são bem rígidos.

      É complicado disponibilizar a tabela, pois ela é toda dinâmica e cheia de links com o google finance e outras tabelas em excel secundárias. Talvez um dia eu consiga montar algo para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.